2.12.12
Coliseu (Porto)
1.11.12
Olympia (Porto)
A sala tinha lotação para 600 pessoas e foi classificada como tendo instalações modernas e luxuosas. Para além das sessões de cinema, o Olympia também recebeu eventos musicais e peças de teatro. Depois de ter sido comprado pela empresa Neves & Pascaud continuou a prosperar. Durante os anos 60 teve uma programação muito virada para os westerns, na década de 70 para o cinema de ação e de artes marciais, seguindo a tendência da época.
16.10.12
Auditório Nacional Carlos Alberto (Porto)
Atualmente, é gerido pelo Teatro Nacional de São João.
1.10.12
Rivoli (Porto)
9.9.12
Palácio de Cristal (Porto)
23.8.12
Central da Carcereira (Porto)
Trindade (Porto)
9.7.12
Salão-Cinema parque das Camélias (Porto)
(Fotografias retiradas do blog A Vida em Fotos)
2.7.12
Salão Sta. Catarina (Porto)
1.7.12
Águia D´Ouro (Porto)
30.6.12
Salão da Porta do Sol (Porto)
25.5.12
Ardeu o Cinema Rex / Teatro Laura Alves
Um incêndio destruiu por completo esta manhã o edifício do antigo Cinema Rex e Teatro Laura Alves, situado na Rua da Palma, no coração da cidade de Lisboa. Os bombeiros afirmam que o edifício foi consumido por completo pelas chamas mas só depois de uma avaliação mais exaustiva, a ser efetuada pelos técnicos, será possível saber da viabilidade de recuperação do mesmo. Esperemos que seja restaurado e posto pela câmara ou proprietários ao serviço da cultura. Mas se tiver sido este o fim do Rex a memória será perpetuada através deste blog com o post que lhe foi dedicado no passado dia 6 de Fevereiro de 2010.
7.4.12
Salão Marquês de Pombal (Porto)
O Salão Marquês de Pombal era um barracão de dimensões reduzidas e condições precárias localizado perto da praça com o mesmo nome. Funcionou durante pouco mais de um ano, por volta de 1963.
Localização: Rua do Lindo Vale
5.4.12
São João Cine (Porto)
Plateia do Teatro Nacional São João
Planta da Sala
(Fotografias retiradas do blog "Skyscrapercity"; planta retirada do blog "Cinemas do Porto")
23.3.12
Salão Paraíso (Porto)
22.3.12
Cine-Teatro Eden (Porto)
21.3.12
Salão-Jardim Passos Manuel (Porto)
Salão principal
Sala de espetáculos
20.3.12
Salão High-Life/Batalha (Porto)
Planta do antigo Cinema Salão High-Life/Batalha
(Fotografia e planta retiradas do Arquivo Municipal do Porto)
18.3.12
Cine-Teatro Vasco da Gama (Porto)
16.3.12
Rendez-Vous D´Elite (Porto)
O Cinema Rendez-Vous D´Elite situava-se no Castelo da Foz do Douro e abriu ao público em Julho de 1907. O espaço pertencia à "Empreza Cynematográfica Portugueza", de Neves e Pascaud, que também geria o Salão High-Life. Foi concebido como cinema de projeção ao ar livre, vocacionado para atrair as famílias burguesas da cidade que durante o Verão passavam férias na Foz do Douro. As sessões esgotavam com frequência. A comodidade era ponto assente e o preço dos bilhetes assegurava uma afluência de elite. O facto de ser um local de projeção ao ar livre limitava a sua utilização aos meses de verão, não obstante, as sessões mantiveram-se um sucesso até à altura da 2ª Guerra Mundial. Com o fim da neutralidade por parte do nosso país, as principais cidades portuguesas tiveram de adotar medidas de defesa contra uma eventual invasão, sendo uma delas a redução da iluminação noturna ao mínimo, com exceção dos holofotes das anti-aéreas que varriam os céus regularmente em exercícios cada vez mais regulares. As últimas sessões, muito esporádicas, ocorreram por volta de 1944, culminando com o encerramento definitivo do espaço.
Localização: Castelo de São João Baptista da Foz
1.3.12
Salão Chiado (Porto)
O Salão Chiado do Porto foi uma pequena sala de cinema inaugurada em Agosto de 1907, tendo encerrado por volta de 1934. Localizava-se na Rua das Carmelitas e foi pioneiro na utilização de 'cupões de desconto'. Os 'cupões' eram publicados diariamente no "Jornal de Notícias" e davam um desconto de 20% na aquisição de um bilhete.
Localização: Rua da Carmelitas
20.2.12
Salão Pathé (Porto)
Inaugurado em Agosto de 1907, o Salão Pathé gozou de grande popularidade nos primeiros anos da sua existência. Segundo notícias publicadas na época, as sessões com lotação esgotada eram comuns. Tal sucesso era devido, em grande parte, ao facto de ser frequentado maioritariamente pela burguesia, atraída pelas excelentes instalações do salão, que eram consideradas na altura as mais completas, confortáveis e elegantes da cidade do Porto. Inicialmente, eram projetadas duas a três sessões diárias. Com o surgimento do cinema sonoro, o Pathé foi entrando em declínio e acabaria por encerrar por volta de 1932.
Localização: Rua da Conceição / Rua José Falcão