30.7.13

O Fim de uma Era - Capítulo 4 - O Colapso da Castello Lopes


Em 2009, quando publiquei o post relativo ao cinema Londres, as suas duas salas viviam um período de prosperidade, com público assíduo e fiel. Era dos últimos cinemas de bairro que resistia à era dos centros comerciais e o único a fazer concorrência directa em termos de programação. Em 2013, o cenário alterou-se de forma radical. O país assistiu através dos telejornais, de forma incrédula, ao anunciar do colapso da mítica distribuidora cinematográfica Castello Lopes. Para evitar o colapso total, a empresa decidiu encerrar a maior parte das salas de cinema mantendo apenas aquelas que não tinham concorrência direta na localidade onde se situavam ou as que mantinham um lucro razoável. De forma quase inevitável, os lisboetas viram-se, assim, privados de mais um cinema histórico. Para já o Londres mantém as portas fechadas, veremos o que o futuro lhe reserva.

27.7.13

O Fim de uma Era - Capítulo 3 - O Novo Capitólio


Quando aqui falei do Capitólio, em 2009, o seu futuro era aínda incerto. Muito se falava do famoso projeto de Frank Gehry para reabilitar o Parque Mayer, projeto esse que viria a ser abandonado devido ao seu elevado custo. A Câmara Municipal de Lisboa optou por requalificar apenas algumas das salas de espetáculos do recinto, com projetos individuais para cada uma, pondo de lado a ideia de uma requalificação do espaço como um todo. Em 2012 arrancaram as obras do que virá a ser o novo Capitólio. A maior parte do edifício original foi demolido, ficando apenas a frente original da fachada, os alicerces e pouco mais. Ali irá nascer um novo espaço dedicado à cultura, prevendo-se a inclusão do cinema na sua agenda. Esperemos para ver se a promessa se cumpre.

21.7.13

O Fim de uma era - Capítulo 2 - A nova vida do Lumiar


As últimas novidades em relação ao cinema Lumiar, referentes ao post aqui publicado em 2009, eram tudo menos animadoras. Na altura, o edifício encontrava-se abandonado desde a segunda metade dos anos 80. Em 2012, e para grande surpresa minha, iniciaram-se obras de requalificação e em 2013 o Lumiar reabriu mas sem sessões de cinema, apenas sessões de culto religioso.

20.7.13

O Fim de uma era - Capítulo 1 : A Morte do Europa


Quando, em 2009, fiz referência ao projecto existente para requalificar o cinema Europa e transformar o espaço num polo cultural do bairro de Campo de Ourique, a esperança de ver o projeto avançar era  grande, mas, em 2010, mais uma vez a câmara municipal de Lisboa deixou que fosse demolido um edifício de grande valor histórico e cultural.

11.7.13

Aula Magna (1961 - Actualidade)


 Plateia da Aula Magna

 Interior da Aula Magna

 Planta da Sala

Fachada do Edifício

(Fotografias retiradas de www.itusozluk.com ; www.lazer.publico.pt ; www.wasp2013.com ; www.aulamagna.pt)

A Aula Magna da Universidade de Lisboa, foi inaugurada em 1961. Este imenso anfiteatro com capacidade para albergar 1653 pessoas, localiza-se no edifício da reitoria. Para além das conferências lá realizadas com regularidade, a sala sempre teve um programa cultural vasto, com concertos de música clássica, rock, pop, teatro, dança, e claro, ciclos de cinema. Os ciclos de cinema remontam ao tempo do surgimento dos cineclubes,  que durante os anos 60 e 70 apareceram um pouco por todo o país. O Cineclube Universitário foi o impulsionador das sessões de cinema junto do público universitário. Durante as décadas de 80 e 90 as sessões de cinema estiveram praticamente arredadas da  programação da Aula Magna, mas atualmente regressaram em força com ciclos contínuos e uma programação de qualidade.

Localização: Alameda da Universidade

8.7.13

Gemini (1984 - 1989)


Torres do Centro Comercial Gemini

(Fotografias retiradas de www.cm-lisboa.pt)

As torres Gemini, que albergam o Centro Comercial com o mesmo nome, foram inauguradas em 1984. Como era frequente em praticamente todos os centros comerciais e galerias da capital durante a década de 80, também o Gemini teve originalmente uma pequena sala estúdio. O cinema Estúdio Gemini, era uma sala de dimensões modestas frequentado principalmente pelos moradores do bairro do Rego e por estudantes das diversas faculdades da Universidade de Lisboa, devido à proximidade da Cidade Universitária. Sobreviveu aos anos 80 mas já não viveu para ver os 90, e no que diz respeito ao próprio centro, encerrou em 2009.

Localização: Rua Sousa Lopes, Lote PQRS

6.7.13

Regresso ao Sul


Depois de percorrermos os cinemas do Porto e respetiva área metropolitana, regressamos ao sul para atualizar o destino de alguns dos cinemas de Lisboa e acrescentar algumas salas que surgiram durante nova investida aos arquivos.

1.7.13

Cine-Teatro Municipal (Vila do Conde)


Fachada do Cine-Teatro Municipal de Vila do Conde

Interior do Cine-Teatro Municipal de Vila do Conde

(Fotografias retiradas de www.skyscrapercity.com
)

O Cine-Teatro Neiva foi inaugurado em 1949. Localizado em Vila do Conde, a sua fachada e interior com uma variação de estilos e cores Art-Deco, foi inspirada nas salas de espetáculos de Miami. Os seus 800 lugares e a beleza e funcionalidade do edifício, tornaram-no numa das mais reconhecidas salas de espetáculos do norte do país. Encerrou na década de 80 e só no século XXI foi restaurado, reabrindo em  2009. Atualmente, para além da sala principal, existe também um auditório, designado por sala 2, e um salão nobre.

Localização: Av. Dr. João Canavarro