25.11.09

Cine-Teatro da Encarnação (1969 - 2000)


Cine-Teatro da Encarnação

Cine-Teatro da Encarnação


Situado no extremo norte do bairro da Encarnação, quando foi inaugurado em 1969 o Cine-Teatro da Encarnação ainda não tinha por companhia o tráfego intenso da 2ª circular que actualmente ali passa a escassos metros. Foi durante muitos anos a mais emblemática sala de cinema da zona oriental da cidade. Com capacidade para 750 espectadores era um ponto de encontro e ex-libris do belíssimo bairro da Encarnação. Deixou de exibir filmes no início do novo milénio. Actualmente funciona como sala de teatro e complexo cultural e desportivo. A Encarnação continua a ser um oásis dentro da cidade; um bairro composto maioritariamente por vivendas e com todas as infra-estruturas necessárias para ser independente: escolas, mercados, centro de saúde, serviço de cuidados continuados, jardins, comércio activo, e uma belíssima igreja de dimensão considerável. Em 2010 será inaugurada a estação de metro há muito aguardada. As fotografias foram tiradas por mim numa curta passagem pelo local.

Localização: Rua da Quinta de Santa Maria

4 comentários:

  1. É verdade mas não diovulguem muito. Infelizmente neste país muitos oásis têm/tiveram os dias contados...

    ResponderEliminar
  2. É verdade que é um oásis mas não divulguem....Neste país os oásis têm/ tiveram os dias contados....

    ResponderEliminar
  3. É verdade Ana, a política no que diz respeito às obras públicas mudou bastante. Quando foi feita a Av. Marechal Craveiro Lopes para completar a 2ª Circular, o traçado respeitou o bairro de vivendas da Encarnação, mas infelizmente os governantes que temos hoje em dia preferiram fazer passar o traçado da Cril por cima do bairro de vivendas de Santa Cruz em Benfica e expulsar os moradores para poderem demolir à vontade.Enfim, sinais dos tempos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18.5.11

    Passei lá muito tempo. A todos os seguidores deste Blogue informo que existe ni Facebook um Grupo chamado Bafa da Quinta para todos aqueles que vivem ou viveram na Quinta do Morgado ou na Encarnação. Vítor Mendes

    ResponderEliminar