26.11.09

Royal (1929 - 1980)

Relógio do átrio

Vista do Interior do Royal

Planta original da plateia

Planta Original do balcão e dos camarotes

Fachada do Cinema Royal

(Plantas e fotografias retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa e do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa)

Situado no histórico bairro da Graça, o Royal foi inaugurado a 26 de Dezembro de 1929. É considerado por muitos cinéfilos o mais bonito cinema de Lisboa, embora não reúna um consenso tão grande no que diz respeito à importância mediática quando comparado com outras salas bem maiores. Podia acomodar 900 espectadores entre a plateia, balcão e camarotes, algo impensável nas salas actuais. No início dos anos 80 encerrou e foi posteriormente convertido em supermercado com uma mini galeria de lojas no átrio. Apesar de tudo, o edifício foi todo restaurado conservando a sua traça original tanto na fachada como nos interiores e é um dos exemplares mais bem conservados. Já por lá passei algumas vezes mas esqueço-me sempre de reparar se o famoso relógio está a funcionar.

Localização: Rua da Graça nº 100

4 comentários:

  1. sem dúvida um dos mais bonitos e curiosos de lisboa :)

    ResponderEliminar
  2. ainda, ...
    fizemos a cache deste cinema à noite (e difícil deve ser fazê-la de dia, ... dada a localização da mesma e a quantidade de gente que deve passar no local!)
    um dia voltamos de dia para eu ver o antigo cinema royal?

    ResponderEliminar
  3. Vale mesmo a pena passar de dia para ver o Royal.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo29.3.10

    O relógio não funciona. Não fazia ideia que o supermercado onde sempre vou tinha sido um antigo cinema. Sempre adorei o edifício e apesar da recuperação do mesmo era um crime a entrada estar tão mal tratada com aquelas lojas. Está melhor agora, mas há pormenores que as necessidades do supermercado fazem desaparecer. ou melhor... esquecem-se de os manter à vista de todos.
    Mafalda

    ResponderEliminar