(Fotografia retirada do Arquivo Municipal de Lisboa)
Criado para servir a população crescente da freguesia do Lumiar, o Cinema Lumiar foi inaugurado a 31 de Outubro de 1968 e foi o único até hoje, porque depois do seu encerramento o cinema ainda não voltou ao Lumiar. A sua capacidade é de 800 lugares. O edifício lá se mantém e pode ser visto por quem passa na Calçada de Carriche o que mantém a esperança de um dia voltar ao activo, mas para já vai ostentando uma faixa que anúncia que após obras de remodelação passará a albergar um local de culto religioso. O cinema foi desativado no dia 1 de Junho de 1982, mesmo depois de em 1980 anexo ao edifício, um centro comercial ter sido aberto ao público com o intuito de chamar mais gente ao local. Durante o periodo de vida do Centro Comercial aínda foi tendo sessões esporádicas mas em 1986 encerrou de vez.
Localização: Calçada de Carriche
Pois vim a este blog pela 1º vez!Descobri-o na busca do Jardim Cinema, projecto do meu avô, Raul Martins.
ResponderEliminarNuma altura em que os cinemas casa vez mais se transformam em salas de outros cultos, parece que estamos condenados a ver cinema nas nossas casas, tanto mais que a distribuição de filmes é, lamentavelmente, unidimensional.
Um abraço :)
Boas!!
ResponderEliminarDescobri este blog em boa hora, visto que tambémtenho um blogue sobre o mesmo assunto, que se intitula "Cinemas do Paraíso". Também fiz um texto sobre este cinema: http://cinemasparaiso.blogspot.com/2009/01/cinema-lumiar.html e utilizei o seu blogue como fonte, que foi referenciada.
Muito obrigada pelas memórias e continuação de um bom trabalho!
Waveygirl