3.1.10

Cinema Europa (1930 - 1957)


Interior do Cinema Europa

Fachada do antigo Cinema Europa

Interior do Europa

(Fotografias retiradas dos livros "Cinemas de Portugal" e "As Melhores Fotografias da Lisboa Desaparecida")

Esta primeira versão do Europa nada tinha a ver com a que hoje conhecemos. Projectado pelo arquitecto Raul Martins e inaugurado em 1930, esta versão Art Deco tinha uma mistura de clássico e moderno que tornavam este cinema de bairro diferente dos outros, não só pelo seu tamanho como também pela imponente arquitectura da fachada e dos interiores. Um dos elementos retratados era a electricidade, e a sua glorificação como símbolo dos novos tempos, que permitiram o aparecimento do cinema como digno sucessor do teatro. O Europa tinha capacidade para 622 espectadores. Foi demolido no final dos anos 50 para dar lugar a uma sala maior e mais ao estilo dos grandes cinemas dos anos 50 e 60. Para este e outros posts de certeza que será bastante útil a ajuda do livro "Cinemas de Portugal" que recebi este Natal como prenda dada pela minha esposa que muito tem contribuído e ajudado para que este blog seja uma realidade.

Localização: Rua Francisco Metrass nº 28

2 comentários:

  1. O cinema Europa, o Jardim-Cinema e o Cinema Stadium do Sport Algés e Dafundo,bem como a dita piscina, na altura a 1ª Olímpica ( na altura de 33,3 metros) Foram os três cinemas que Raul Martins, meu avô materno projectou em Lisboa.

    Ainda conheci o Europa antes da demolição, e no Jardim Cinema passei muitas tardes nos tempos de liceu... Quanto ao Stadium, só há pouco tempo soube da sua existência..

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, caro Luis Tavares foi com agradavel surpresa que descobri o seu comentário, tenho um blogue sobre Algés e procurava dados sobre o cinema Stadium em Algés e fiquei a saber que o projectou graças ao seu post.
    Gostaria de saber se tem mais algum dado referente ao referido cinema Stadium, fotografias, projecto etc. Estou a tentar escrever sobre esse tema um artigo e a info e multimedia que arranjei é quase nenhuma, nem o clube tem dados ou registos sobre isso, o meu email é gazetamiraflores@hotmail.com o blogue http://gazetademiraflores.blogspot.pt/ Ficaria muitissimo agradecido com o seu contacto
    Rui Teodósio

    ResponderEliminar