10.1.10

Odéon (1927 - 1993)


Vista geral do interior do Cinema Odéon

Interior do Cinema Odéon

Fachada do Cinema Odéon

Cinema Odéon

Fachada do Cinema Odéon na actualidade

Planta original do Cinema Odéon

Fachada do Odéon


(Fotografia e Planta retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa e do livro "Cinemas de Portugal")


O Cinema Odéon é a última maravilha Art Deco clássico existente na cidade de Lisboa. O Odéon foi inaugurado em 1927. Foi modernizado em 1931 recebendo as galerias metálicas que ainda hoje o caracterizam. O interior é notável, com uma cobertura em madeira escura pau-Brasil na forma da quilha de navio, o palco com frontão Art Deco, e o lustre central com raios de luzes néon. Composto por plateia, dois balcões e camarotes, pode acomodar 691 espectadores. Possui também um mecanismo que permite que a sala seja iluminada com luz natural se assim se desejar. Na segunda metade dos anos 80 passou a exibir sessões de cinema porno e já nos anos 90 viria a encerrar. Actualmente está no meio de uma batalha judicial entre as autoridades, que prentendem a sua requalificação e classificação como património de interesse histórico e cultural, e o seu proprietário que se recusa a negociar e a fazer as obras de restauro propostas pelo IGESPAR e pelo IPPAR.

Localização: Rua dos Condes nº 2

4 comentários:

  1. ola Miguel , sou uma estudante de arquitectura de Madrid , estou a feçer o meu projecto de fim de carreira sobre o odeon, estudo da estructura posibilidade de uma rehabilitaçao do mismo, ampliação, recativaçao do barrio ..etc ...
    no proximo mes vou a estar na Lisboa, o mismo podemos combinar para falar sobre nossa paixão¡

    ja me contas ¡
    comprimentos¡
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hola:
      hicieste el Proyecto para el Odeon? Te interessaria intertar hacerlo de verdad? estamos a buscar un espacio para hacer algo diferente. Si te interessa dime algo.
      Carlota

      Eliminar
  2. Olá Ana, obrigado pelo interesse demonstrado pelo blog. Infelizmente na maior parte do próximo mês vou estar fora de Lisboa, mas se precisares de informações extra sobre o Cinema Odeon podes deixar o teu mail num post aqui no blog, que apago assim que ler para que o teu email não fique vulnerável.
    Contacto-te depois por email se precisares.
    obrigado, miguel

    ResponderEliminar
  3. Lisboa precisa do Cinema Odéon, no Facebook. Adira e passe palavra. Abr. e obg. Paulo Ferrero

    ResponderEliminar