26.2.10

Tivoli (1924 - 1989)


Palco do Tivoli

Vista geral do interior do Tivoli
Interior do Tivoli
Fachada do Tivoli

Cine-Teatro Tivoli

Planta original da sala

Planta actual da sala

(Planta Original retirada do Arquivo Municipal de Lisboa)


O Tivoli foi inaugurado em 1924, sendo concebido pelo arquitecto Raul Lino em estilo clássico como um cinema para elites. Tanto no interior como no exterior do edifício o luxo e o requinte foram sempre imagens de marca. A sua capacidade inicial era de 2100 lugares fazendo dele à data o maior cinema da capital. Localizado numa zona central da cidade em plena Av. da Liberdade naquela que era a nova área elegante da capital, foi durante muito tempo o cinema de referência para os sectores "cultos" da cinefilia, sendo igualmente frequentado por várias personalidades do mundo das artes e da cultura. Em 1930 foi equipado com fonocinema e começou a exibir filmes sonoros. A partir dos anos 60 começou a adquirir um carácter mais popular. Na memória de muita gente ficou o filme "Música no Coração" que lá esteve em exibição durante mais de um ano, o que é um recorde notável. No dia 31 de Agosto de 1989 realizou a sua última sessão de cinema. O Tivoli chegou a ser alvo de uma tentativa de demolição do seu interior, mas felizmente prevaleceu o bom senso e acabou por se proceder ao restauro de todo o edifício respeitando a traça original, no entanto a sua capacidade foi reduzida para 1088 espectadores. Reabriu em 1999 funcionando como teatro mas também recebe regularmente concertos e desde então tem prosperado nesta nova função.

Localização: Av. da Liberdade nº 182

8 comentários:

  1. António Freire15.5.10

    Foi no antigo Cinema Tivoli, que vi o primeiro filme na altura chamado em surround, em que eram montadas umas gigantescas colunas, que faziam o interior da sala estremecer. Nunca mais me esqueço do filme o Terramoto, que foi exibido com som surround, e que assustava muita gente.
    A.Freire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7.5.22

      vi esse e também a batalha de Midway, ambos com essas colunas surround...lembro-me que faziam estremecer o chão

      Eliminar
    2. Em que ano foi passado o filme "Terramoto" no Tivoli?

      Eliminar
    3. Anónimo23.3.24

      O filme é de 1974 mas só estreou cá em 1975.

      Eliminar
  2. foi no tivoli que em 66 vi o meu primeiro filme para maiores de 12 anos, aos 10, cheia de medo de não me deixarem entrar... (fui com os meus pais, claro)
    «dois homens», com o redford e o eastwood (?)
    :))

    ResponderEliminar
  3. http://www.imdb.pt/title/tt0064115/

    em 69 eu tinha 12 ou 13...
    alguma coisa me escapa
    ;D

    ResponderEliminar
  4. Anónimo28.3.15

    Música no coraçao/ Barrabás / Lawrence da Arabia / Grand Prix ......¡Que saudades !

    ResponderEliminar