24.6.10

Restauradores (1911-1968)


Fachada do Cinema Restauradores

Local onde existiu o Cinema Restauradores


Planta do Cinema Restauradores

(Planta Retirada do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa"; Fotografia nº1 retirada do livro "Cinemas de Lisboa - Um fenómeno urbano do Séc. XX")

Localizado nos restauradores em pleno coração de Lisboa esta sala de cinema iniciou a sua actividade em 28 de Outubro de 1911. Inicialmente tinha o nome de Salão Chantecler. Os seus proprietários, Júlio Augusto Estevens e António Moreira Gaspar, acabariam mais tarde por mudar o nome da sala para o tornar mais apelativo, passando deste modo a ser designado como Cinema Restauradores. O Cinema Restauradores tinha capacidade para 499 espectadores. Até 1927 os filmes mudos que lá passaram tiveram grande sucesso devido essencialmente a algo que ficou conhecido como fono-cinema e mais popularmente como fitas faladas. A 20 de Dezembro de 1935, ao mesmo tempo que são levadas a cabo obras de remodelação e modernização, assume o nome de Restauradores e assim ficaria conhecido nos próximos 30 anos.
Na década de 60 a sua popularidade tinha diminuído consideravelmente e acabaria por encerrar em 1968, dando lugar a um estabelecimento pertencente à Companhia União Fabril. Actualmente o edifício alberga uma residencial.

Localização: Praça dos Restauradores nº 23

Sem comentários:

Enviar um comentário