7.12.09

Éden Cinema Alcântara (1918 - 1975)


Fachada do Éden

Planta da Sala

Éden Cinema em Alcântara

(Fotografia retirada do Arquivo Municipal de Lisboa)

O Éden de Alcântara nada tinha a ver com o famoso Éden nos Restauradores, como se pode facilmente ver pela fotografia. Este representante dos cinemas piolho servia o público do bairro industrial e fabril de Alcântara, muito antes da zona se tornar centro de atracção nocturna com os seu bares e discotecas. Foi inaugurado em 1918 e a sua lotação era de 568 espectadores. O Éden já não existe assim como as fábricas que se mudaram para zonas fora do centro da cidade.

Localização: Rua do Alvito nº 4

3 comentários:

  1. Uma curiosidade:
    Quando das grandes cheias de 1968, os espectadores da sessão da noite foram surpreendidos pela entrada repentina das aguas, tendo sido retirados pelos bombeiros em botes de borracha pelas janelas do 1ºpiso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordo-me dessa trágica noite. Pessoas morreram na antiga Rua da Fábrica da Pólvora no troço até ao antigo Mercado de Alcântara. Eu vivia ao cimo da Rua do Alvito, tinha 11 anos e frequentava o Eden Cinema mas só aos Sábados à tarde.

      Eliminar
  2. Do título deduz-se que o cinema terá fechado em 1971. Não corresponde à verdade pois vivia na mesma rua, frequentava a sala e recordo-me dele a funcionar até 1975.

    ResponderEliminar