13.12.09

Quarteto (1975 - 2007)


O Quarteto na actualidade

Fachada dos Cinemas Quarteto

(Fotografias retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa)

O Quarteto nasceu numa garagem em Entre-Campos, no dia 21 de Novembro de 1975 e foi o primeiro complexo multisalas de Lisboa.
Teve bastante sucesso até aos anos 90 com um público fiel, mas começou a entrar em declínio no novo milénio. A 16 de Novembro de 2007 o espaço foi encerrado na sequência de uma vistoria da Inspecção-Geral das Actividades Culturais, por não reunir todas as condições de segurança, nomeadamente, saídas de emergência em número suficiente, sistema de detecção de incêndios e revestimento de paredes e pavimento com materiais inflamáveis. As obras necessárias para a reabilitação do espaço eram incomportáveis para a gerência, que acabou por optar pelo encerramento defínitivo.

Localização: Rua Flores de Lima

3 comentários:

  1. Muito bem, é um trabalho giro. pode ser que o António Costa o aproveite.

    ResponderEliminar
  2. a primeira cache que fizemos :D foi a deste cinema.
    diz-nos a raquel: hoje à noite venham ter connosco ao pé da casa do Bruno, e tragam o gps (um velhinho pda que o meu pai me tinha dado, que já não funciona, e ao qual carinhosamente chamavamos de "checa", porque estava sempre a dizer: "check antena, ... signal too low ...")
    para quê? pensámos nós...
    logo vês, dizia ela.
    chegámos lá e a raquel já estava com o bruno à nossa espera. O bruno já tinha um gps em condições, e rapidamente percebemos que o nosso gps não dava para a "coisa".
    vamos descobrir tesouros escondidos pela cidade - dizia a raquel e o bruno
    yeah, sure... pensei eu provavelmente, ... estava frio, daqui a nada era noite e estes dois chamaram-nos para doideiras sem fundamento?! ehehe
    mal sabíamos o quanto viríamos a gostar deste 'desporto'.
    a primeira era à volta do bairro de alvalade, uma multi; fartámo-nos de andar e de contar o que hoje sabemos ser 'gaitinhas' ehehe, e no fim, fomos ter a um arbusto onde não encontrámos nada!
    :( ainda estivemos um bom bocado à volta do sítio, e nada...
    passámos à seguinte - uma série de tesouros sobre os antigos cinemas de lisboa!
    era o quarteto!!!! :D
    o sinal de gps indicava um canto, ... já era bem de noite, e só tínhamos a luz dos telemóveis, ... e não parecia aparecer nada;
    até que, ... desço umas escadas e olho de baixo para cima: ESTÁ ALI!!!!! GRITO!!!!!
    era mesmo verdade!
    haviam tesouros escondidos pela cidade e tínhamos acabado de descobrir o nosso primeiro: bem que alegria!!!! :D
    felizmente, continuamos com esta alegria de quem acabou de receber um super presente na noite de Natal de cada vez que encontramos uma cache, ... mesmo que seja a mais simples e pouco interessante possível (vá, hoje reclamamos muito é em sítios badalhocos, com lixo, toxicodependentes e muitos cocós :D mas de resto, tá-se bem ehehe)

    um muito obrigada à raquel e ao bruno pela oportunidade :)

    ResponderEliminar
  3. É verdade. Lembro-me bem da 1ª cache feita aqui. Foi uma noite bem engraçada e o vicio pegou mesmo ehehe.

    ResponderEliminar