27.12.09

Oriente (1930 - 1970)

Planta do Cine Oriente

Cine Oriente

(Fotografia Retirada do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboae do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa")

O Cine Oriente situava-se na Penha de França já perto de Sapadores. Era um típico cinema de bairro histórico, com cadeiras de madeira e matinés bastante concorridas. O Oriente podia acomodar 496 espectadores. Não sobreviveu à febre dos centros comerciais acabando por ser demolido. Hoje em dia no seu lugar está uma estação de Correios. Grande saudade deste cinema deve ter o meu pai que lá foi vezes incontáveis.

Localização: Av. General Roçadas

3 comentários:

  1. António Freire10.1.10

    Tantos e bons filmes que vi no Cine Oriente; lembro-me por exemplo do Grande Mestre do Crime com Steve Mc Queen a versão original de 1968 do célebre The Thomas Crown affair, em que me ficou mais no ouvido o célebre tema musical The windmills of your mind, do que na retina, o filme em si. Entre muitos outros, lembro-me de um outro, esse sim, que me ficou na retina e que se chamava Jogo sujo (Play dirty), com Michael Caine, um muito bom filme passado no tempo da 2ª Grande Guerra. Lembro-me das inúmeras interrupções pois as películas partiam-se constantemente, e ia sempre cedo, pois tirava sempre bilhete para o balcão, pois quem ficava na Plateia levava com todo o tipo de objectos da malta do Balcão. Quando chegar a vez do Imperial e do Lys, que depois mudaram de nome, outras histórias haverão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Eu também guardo ternas recordações deste cine Oriente.Foi onde me iniciei a ver cinema.Recordo aquelas aventuras, comédias e dramas que ora sensibilizavam ou arrebatavam os espectadores. Recordo filmes com A Estrela do Oriente. com Cornel Wilde, O Facho e a Flecha, com Burt Lacaster, Ulisses e tantos, tantos bons momentos.
    Vivia-se então intensamente a Sétima Arte. Nesse tempo faziam-se verdadeiramente películas para para o público, para entreter,.Haviam mensagens ou algum sentido didáctico.Foi graças a este modesto cinema de bairro que me tornei cinéfilo.
    E como esquecer aqueles programas mensais com termos superlativos como EXPLOSIVO, GIGANTESCO, EXTRAORDINÁRIO.E havia ainda sempre a passagem dos trailers das fitas de toda a semana.
    Foi um tempo diferente.É certo que também haviam dificuldades como agora, mas alguns filmes tiravam-nos da cisma.Vivia-se todo aquele entusiasmo. Adorávamos e imitávamos esses artistas na moda.
    Bem hajas cine Oriente, por teres existido.Foste na realidade o nosso Cinema Paraíso.

    Rolando Raimundo

    ResponderEliminar