12.12.09

Restelo (1959 - 1989)



                                                           Interior do Cinema Restelo

Planta da 1ª Plateia

Planta da 2ª Plateia

Planta do Balcão

Cinema Restelo e Torre de Belém

Cinema Restelo

 
(Fotografias e Plantas retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa)


O Cinema Restelo foi inaugurado nos anos 50 para servir a população da zona ocidental da cidade que carecia de espaços para a 7ª arte. Inserido numa das zonas mais nobres da cidade, no bairro de vivendas do Restelo e junto à zona histórica de Belém, teve sempre mais público local do que eventuais turistas de visita aos marcos históricos seus vizinhos. A sala tinha, para além da plateia, dois balcões. Embora o edifício não tivesse a beleza de outras salas de cinema da cidade, a sua entrada despertava a atenção pelas inúmeras plantas exóticas, nomeadamente cactos que compunham um pequeno jardim. A sua capacidade era de 1260 espetadores. Possuia uma bola de espelhos que a média luz produzia um efeito de grande beleza na sala. Sofreu obras de remodelação nos anos 70 e viu a lotação reduzida para 1052 lugares. No final dos anos 80 encerrou e acabou por ser substituído por um supermercado e escritórios.

Localização: Av. Torre de Belém nº 7

5 comentários:

  1. Tendo trabalhado nesta espectacular sala como proojeccionista durante alguns anos foi com grande tristeza que observei o encerramento deste cinema como tantos outros sendo na altura a maior sala de cinema de Portugal com cerca de 1400 lugares 1100 na sua plateia e 300 no seu balcão. Recordo com particular nostalgia o início dos espectáculos com o seu enesquecível gongue, transição de luzes e a maravilhosa bola de espelhos que encantava todo o publico. Tempos que não voltam mais ...

    ResponderEliminar
  2. É verdade, realmente existia uma bola de espelhos apesar de não vir mencionado no post. Também recordo com saudade os cinemas antigos em que tocavam o gongue para avisar o público do início das sessões e de que o intervalo estava a terminar. Recordo também os cinemas com cortinas que abriam ou subiam tornando o início das sessões uma espécie de ritual mágico. Vale sempre a pena manter a esperança que um dia volte alguma dessa magia, caro amigo.

    ResponderEliminar
  3. Luisa Silveira9.4.12

    e a contagem 1 2 3 E o perço do bilhete? 2$50 lembram-se?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor Carvalho6.3.13

      Alguém se lembra que no início do cinema Restelo só se entrava com gravata?
      Recordo-me da inauguração, lembro-me como era agradável ir no intervalo até à varanda ver a Torre, quando o dinheiro dava para ir para o balcão.
      Aos sábados davam espetáculos de variedades com os artistas que estavam na berra, Calvário, Artur Garcia etc.
      Luisa, o bilhete era realmente de apenas de 2$50, mas como era dificil na altura conseguir essa tão "irrisória quantia!!!!

      Eliminar
  4. Nunca li tanto disparate num único parágrafo, nem na imagem se safa, parabéns!
    "O Cinema Las Vegas situava-se no bairro com o mesmo nome, dentro da galeria comercial anexa ao supermercado Pão de Açucar. Depois do desaparecimento do Éden Alcântara, trouxe durante algum tempo o cinema de volta a este bairro, mas acabaria por fechar, tal como o seu antecessor sem nunca conhecer dias de verdadeira glória.

    Localização: Av. de Ceuta nº 43"

    ResponderEliminar