29.10.13

Cineteatro Luísa Todi (Setúbal)


 Fachada do antigo Cineteatro Luísa Todi

Interior da sala

(Fotografias retiradas de cinemasparaiso.blogspot.com e www.mun-setubal.pt)


Originalmente denominado Teatro Rainha D. Amélia, esta sala de espetáculos emblemática foi inaugurada a 1 de agosto de 1897. O teatro foi construído pela Empresa de Recreios Setubalense e as obras de construção tiveram início a 4 de outubro de 1894, sob direção do arquiteto italiano Nicola Bagaglia. O edifício era iluminado a gás tendo a sala 222 lugares na plateia, oito frisas, 17 camarotes de primeira ordem, outros dez de segunda ordem, dois balcões e galeria de fundo. Após a implantação da República, o Teatro D. Amélia mudou de nome, passando desde janeiro de 1911 a denominar-se Teatro Avenida. O edifício atravessou um período de degradação das instalações recebendo, em 1915, a Academia Sinfónica de Setúbal, que rebatizou a sala de Luísa Todi. Em maio de 1918, depois de ter encerrado ao público, o Luísa Todi reabriu modernizado, no formato de cineteatro, e já com instalação da rede elétrica no edifício. No entanto, a fase era de decadência e o teatro chegou a ser alvo de vandalismos tendo, posteriormente, sido adquirido por Raul Perfeito dos Santos que reparou, remodelou e entregou o edifício à Empresa Rosa Albino. Depois da morte do empresário José Maria da Rosa Albino, o cineteatro deixou de ter atividade artística e o edifício começou a apresentar sinais de ruína. Durante algum tempo ainda serviu de sede da Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense. Foi posteriormente comprado pela Companhia União Fabril, acabando por ser demolido em 1958  para dar lugar ao atual edifício, inicialmente também um cineteatro como o seu antecessor e atualmente Fórum Municipal.

Localização: Avenida Luísa Todi nº 61

25.10.13

Fórum Municipal Luísa Todi (Setúbal)


 Fachada do Fórum Municipal Luísa Todi

Interior da sala

(Fotografias retiradas de www.forumluisatodi.pt)

O Cineteatro Luísa Todi, de traça modernista, desenhado pelo arquiteto Fernando Silva, foi projetado para substituir o antigo edifício com o mesmo nome. Começou a ser construído em 1958 e seria inaugurado no dia 24 de julho de 1960, pelo Presidente da República Américo Tomás, abrindo as portas ao público no dia seguinte. O filme “Os Dez Mandamentos”, de Cecil B. DeMille, foi escolhido para inaugurar o novo espaço.
Foi alvo de profundas obras de remodelação iniciadas em 2009, que culminaram com a reabertura da sala, a 15 de setembro de 2012, completamente renovada e modernizada, mantendo, contudo, as linhas arquitetónicas de origem. A partir dessa data passou a ser designado Fórum Municipal. A sala mantém uma programação de cinema de excelente qualidade com ciclos de filmes onde pontuam os grandes clássicos da sétima arte. A programação do novo Fórum Municipal abrange também a dança, o teatro, a música e inúmeras outras atividades. 

Localização: Avenida Luísa Todi nº 61

21.10.13

Cine Incrível (Almada)


Cine Incrível

(Fotografia retirada de www.panoramio.com)

Fundada em 1848, a Sociedade Filarmónica Incrível Almadense é uma das mais reconhecidas instituições de Almada. O seu edifício sede tem sido durante mais de século e meio um grande pólo cultural onde sempre coexistiram todos os tipos de manifestações artísticas. No auge do sucesso do cinema no nosso país surgiu o Cine Incrível que durante décadas foi a principal sala de cinema em Almada. Sem o fulgor de outros tempos, o cinema vai continuando presente na agenda da Incrível Almadense, mas já não é atração principal.

Localização: Rua Capitão Leitão nº 3  

16.10.13

Almada Fórum (Almada)


Almada Fórum

(Fotografia retirada de Wikipedia)

Inaugurado a 17 de Setembro de 2002, o Almada Fórum é o terceiro maior centro comercial do país. Possui 6 pisos e um complexo de 14 salas de cinema. Estas, são exploradas pela empresa Zon Lusomundo e estão equipadas com a nova tecnologia de projeção digital e 3D. As salas são do que melhor existe em Portugal tal como o centro o é no seu todo. O Almada Fórum  tem recebido rasgados elogios a nível internacional pelo seu design e concepção arquitetónica. Em 2003 foi distinguido com um prémio nos European Shopping Center Awards e em 2004 recebeu o mais alto galardão sendo distinguido com o Full Design and Development Award, sendo considerado o melhor Shopping Center do mundo.

Localização: Estrada do Caminho Municipal 1011 - Vale de Mourelos

13.10.13

Fórum Barreiro (Barreiro)


Centro Comercial Fórum Barreiro

(Fotografia retirada de portugal.cushwakeproperty.com)

Inaugurado a 4 de Novembro de 2008, o Centro Comercial Fórum Barreiro possui 3 pisos. Foi desenhado pelo arquitecto catalão Juan Busquets sendo um edifício auto-sustentável e energeticamente eficiente. O projecto serviu de alavanca para a requalificação de uma antiga zona industrial. O último piso é composto pelo complexo de 4 salas de cinema. As salas são exploradas pela empresa Castello Lopes e são atualmente as únicas em funcionamento no Barreiro.

Localização: Campo das Cordoarias

Feira Nova (Lavradio)


Cinemas Feira Nova

(Fotografia retirada de olharobarreirodeoutromodo.blogspot.pt)

Este complexo de 4 salas de cinema pertence ao centro comercial antigamente conhecido por Feira Nova. O nome mudou para Pingo Doce e as salas de cinema, depois de estarem em funcionamento cerca de uma década, encontram-se agora desativadas.

Localização: Parque Industrial da Quimigal

8.10.13

Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (Baixa da Banheira)


Fachada do Fórum Cultural

Interior da Sala

(Fotografias retiradas de www-iajc.pt e https://plus.google.com)

Inaugurado no final dos anos 50, o antigo Cine-Parque da Baixa da Banheira fez as delícias de miúdos e graúdos até ao final dos anos 80, altura em que encerrou. Em 1995 foi comprado pelo município da Moita sendo alvo de obras de remodelação e reconvertido em Fórum Cultural. O novo Fórum Cultural José Manuel Figueiredo foi inaugurado no dia 25 de Abril de 2005 e tal como o seu antecessor mantém sessões de cinema regulares. As instalações são compostas por uma biblioteca, uma sala de espectáculos com 312 lugares, uma galeria de exposições e um Café-Concerto.

Localização: Rua José Vicente

5.10.13

Auditório Municipal (Pinhal Novo)

 Interior do Auditório Municipal de Pinhal Novo

Fachada do Auditório Municipal de Pinhal Novo

(Fotografias retiradas de www.appdae.net)

Inaugurado a 2 de Novembro de 2002, o Auditório Municipal de Pinhal Novo é o principal equipamento cultural existente na localidade e um dos principais do concelho de Palmela. A principal atividade é o cinema, com sessões regulares de quinta feira a domingo. O Auditório pode ainda receber espetáculos de música, teatro e dança. O espaço também está equipado de forma a poder receber conferências, seminários e exposições. A sala tem uma lotação de 167 lugares. O Auditório Municipal de Pinhal Novo recebe anualmente inúmeras atividades das quais se destacam, o Fantasiarte (projeto de Educação pela Arte), o Cine France, o Teatro de Marionetas e o Festival Internacional de Cinema Alternativo «Cão Amarelo».

Localização: Praça da Independência