Inaugurado a 3 de Junho de 1947, segundo o projeto do arquiteto Artur Andrade, o Batalha foi construído no local do antigo Salão 'High Life', outra mítica sala de cinema portuense. Foi uma inauguração polémica à data, devido ao excesso de zelo por parte do estado novo que mandou destruir um mural da autoria de Júlio Pomar que se encontrava no foyer e que foi apelidado de subversivo. Destino não menos polémico teve o magnífico mural da fachada, delapidado pela ignorância dos senhores do poder devido ao facto de ter nele representados uma foice e um martelo. O edifício foi concebido para albergar, para além da sala principal com capacidade para 950 espectadores, um auditório apelidado de Sala Bébé com capacidade para 135 espectadores, dois bares e um restaurante com esplanada. Em 2000 fechou devido à forte concorrência dos multiplex dos centros comerciais, mas em Maio de 2006 reabriu graças a uma parceria entre a Câmara do Porto e a Associação de Comerciantes. O espaço foi reformulado sendo modernizado de forma a proporcionar maior conforto aos visitantes. A nova configuração reduziu a capacidade da sala principal para 935 espectadores e o pequeno auditório passou a poder acolher 100 espectadores. O restaurante permaneceu mas um dos dois bares foi encerrado. Em 31 de Dezembro de 2010, tendo finalizado o contrato de gestão, o Gabinete Comércio Vivo entregou o edifício aos proprietários, estando o mesmo encerrado desde então. Esperemos que a voz dos portuenses se faça mais uma vez ouvir para salvar o Batalha, tal como aconteceu com o Coliseu e o Rivoli.
Localização: Praça da Batalha nº 47
Ai, ai ... as saudades do Porto.
ResponderEliminarDa última vez que estive ao pé do Batalha, levei com um belo presente de uma gaivota em cima da cabeça :).
Um souvenir que não tira o encanto a esta praça e a este espaço que, infelizmente, não cheguei a conhecer por dentro.
Fui uma vez ao cinema Batalha, ainda em miúdo ver um qualquer filme de desenhos animados. Na altura sem os centros comerciais, eram estes os nosso cinemas. E o Foco?? Esse sim.. muito frequentei!
EliminarFada do Lar lembro-me perfeitamente desse peripécia junto ao cinema Batalha... mas olha encontraste o que procuravas!!!
Eu lembro-me de ir ao Batalha com os meus irmãos! Acho que era lá que havia a "Sala bebé" ... não era?
ResponderEliminarSim, o pequeno auditório tinha efectivamente o nome oficial de Sala Bebé.
EliminarOra seja muito bem bindo ó Norte, carambas!
ResponderEliminar