1.11.12

Olympia (Porto)


Fachada do Cinema Olympia

O Cinema Olympia foi inaugurado a 18 de maio de 1912 e, na altura, foi batizado de cine-teatro. Henrique Alegria foi o responsável pela construção da sala e foi ele quem durante os primeiros anos de vida geriu o espaço em parceria com a Invicta Filmes.
Durante os anos 10, 20 e 30 foram comuns na sua programação as estreias de cinema alemão. É bom relembrar que até aos anos 30 a Alemanha era uma das principais potências cinematográficas.
A sala tinha lotação para 600 pessoas e foi classificada como tendo instalações modernas e luxuosas. Para além das sessões de cinema, o Olympia também recebeu eventos musicais e peças de teatro. Depois de ter sido comprado pela empresa Neves & Pascaud continuou a prosperar. Durante os anos 60 teve uma programação muito virada para os westerns, na década de 70 para o cinema de ação e de artes marciais, seguindo a tendência da época.
Durante os anos 80, nos últimos anos de vida como cinema, chegou mesmo a passar filmes porno. Mas o cinema já se encontrava em fase de decadência e acabaria por fechar portas reabrindo como bingo.
A crise dos últimos anos levou ao seu encerramento em 2010, permanecendo até hoje de portas fechadas à espera de um projeto que lhe dê uma nova vida.

Localização: Rua Passos Manuel

Sem comentários:

Publicar um comentário