12.12.09

Restelo (1959 - 1989)


Planta da 1ª Plateia

Planta da 2ª Plateia

Planta do Balcão

Cinema Restelo e Torre de Belém

Cinema Restelo

 
(Fotografias e Plantas retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa)


O Cinema Restelo foi inaugurado nos anos 50 para servir a população da zona ocidental da cidade que carecia de espaços para a 7ª arte. Inserido numa das zonas mais nobres da cidade, no bairro de vivendas do Restelo e junto à zona histórica de Belém, teve sempre mais público local do que eventuais turistas de visita aos marcos históricos seus vizinhos. A sala tinha, para além da plateia, dois balcões. Embora o edifício não tivesse a beleza de outras salas de cinema da cidade, a sua entrada despertava a atenção pelas inúmeras plantas exóticas, nomeadamente cactos que compunham um pequeno jardim. A sua capacidade era de 1260 espetadores. Possuia uma bola de espelhos que a média luz produzia um efeito de grande beleza na sala. Sofreu obras de remodelação nos anos 70 e viu a lotação reduzida para 1052 lugares. No final dos anos 80 encerrou e acabou por ser substituído por um supermercado e escritórios.

Localização: Av. Torre de Belém nº 7

4 comentários:

  1. Tendo trabalhado nesta espectacular sala como proojeccionista durante alguns anos foi com grande tristeza que observei o encerramento deste cinema como tantos outros sendo na altura a maior sala de cinema de Portugal com cerca de 1400 lugares 1100 na sua plateia e 300 no seu balcão. Recordo com particular nostalgia o início dos espectáculos com o seu enesquecível gongue, transição de luzes e a maravilhosa bola de espelhos que encantava todo o publico. Tempos que não voltam mais ...

    ResponderEliminar
  2. É verdade, realmente existia uma bola de espelhos apesar de não vir mencionado no post. Também recordo com saudade os cinemas antigos em que tocavam o gongue para avisar o público do início das sessões e de que o intervalo estava a terminar. Recordo também os cinemas com cortinas que abriam ou subiam tornando o início das sessões uma espécie de ritual mágico. Vale sempre a pena manter a esperança que um dia volte alguma dessa magia, caro amigo.

    ResponderEliminar
  3. Luisa Silveira9.4.12

    e a contagem 1 2 3 E o perço do bilhete? 2$50 lembram-se?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor Carvalho6.3.13

      Alguém se lembra que no início do cinema Restelo só se entrava com gravata?
      Recordo-me da inauguração, lembro-me como era agradável ir no intervalo até à varanda ver a Torre, quando o dinheiro dava para ir para o balcão.
      Aos sábados davam espetáculos de variedades com os artistas que estavam na berra, Calvário, Artur Garcia etc.
      Luisa, o bilhete era realmente de apenas de 2$50, mas como era dificil na altura conseguir essa tão "irrisória quantia!!!!

      Eliminar