25.1.10

Pathé (1973 - 1987)


Cinema Imperial, posteriormente Pathé

Fachada do Pathé, antigo Imperial

Edifício do cinema Pathé na actualidade


(Fotografias retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa)


Em 19 de Dezembro de 1973 o antigo Cinema Imperial foi substituido por um novo edifício. Uma mudança radical que fez também regressar o nome original de Pathé. Posteriormente regressaria ao nome Imperial. Após novas alterações, em que foi melhorada a comodidade e realizadas outras melhorias, reabriu ao público como Cinema Pathé, passando de sala de reprise a cinema de estreia, acompanhando os mais prestigiosos cinemas de Lisboa. Nos anos 80 começou a perder público progressivamente e acabaria por encerrar. No início dos anos 90 funcionou como discoteca e mais tarde acabaria por fechar. Actualmente o edifício está emparedado e abandonado à espera de melhores dias.

Localização: Rua Francisco Sanches nº 154

2 comentários:

  1. olá Miguel,
    gostava saber se vc sabe quem possua o predio agora (a camara?) e se vc saber qual seria a procedura para conseguir visitá-lo (se há possibilidade!)? obrigado!
    and

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei quem é o proprietário nem se é possível visitar o local. Mas a câmara municipal de Lisboa tem de ter o registo. De certeza que o imóvel paga IMI, logo tem de haver registos.

      Eliminar