3.1.10

Palatino (1931 - 1968)


Local onde se encontrava o Palatino

Planta do Cinema Palatino


(Planta retirada do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa")
O Cinema Palatino foi inaugurado em 1931 no bairro de Santo Amaro. Era o típico cinema de bairro com público assíduo residente. Com a preferência das novas gerações pelos centros comerciais como ponto de encontro, o Palatino, bem como o jardim seu vizinho acabaram por ficar esquecidos. Tinha capacidade para 900 espectadores o que era notável para um cinema de bairro. No local onde se encontrava o cinema, hoje mora um prédio de apartamentos.

Localização: Rua Filínto Elísio

6 comentários:

  1. A foto apresentada não corresponde ao local do Palatino, o qual ficava na esquina oposta.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. De facto a fotografia não corresponde ao local exacto onde se encontrava o Palatino. Obrigado por ter reparado. Vou corrigir o erro e substituir a fotografia.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1.5.11

    Boa tarde
    Falei agora mesmo com uma pessoa que mora neste local há 50 anos e perguntei onde era o Palatino e o sr. disse-me o seguinte: "O cinema Palatino ficava aqui, aqui neste prédio cinzento de esquina, o prédio que tem uma cabeleireira no r/ch.". Relativamente à sua foto, é o primeiro prédio de esquina, se reparar bem, pode vislumbrar o estabelecimento da dita cabeleireira. Obrigado pelo seu blogue, adoro. Nos anos 60 fui integrante de uma das primeiras bandas de rock deste país e cheguei a tocar no Palatino. Até se passou um episódio nada engraçado. Uma das espectadoras desmaiou e teve que ser levada pelos bombeiros locais, que ficam um bocadinho mais acima, para o hospital. Os Bombeiros entraram na sala monidos da respectiva maca e lá levaram a menininha.
    A banda dava pelo nome de OS ELECTRÓNICOS.

    Victor Queiróz

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7.5.11

    Boa noite, afinal estamos todos errados. Hoje fui para a rua e interplei todos os idosos que passavam junto ao lugar on esteve implantado o cinema Palatino. desta vez as informações cincidiram. O Palatino existiu exactamente na esquina oposta, em frente ao tal prédio onde existe a cabeleireira.
    A frente do Palatino ocupava dois prédios (o de esquina de cor verde e um outro ao lado. Em comprimento ocupava cerda e 3 prédios. Tirei fotos dos dois ângulos (fachada e lateral). Estou a fazer um clip sobre cinemas de Lisboa e estou aparvalhado com tantos cinemas que existiram em Lisboa. Já pesquisei 67 cinemas, e ainda há mais, mas vou ficar pelos 67.

    Victor Queiróz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este cinema encerrou em 1968, não em 1974. O tal prédio de apartamentos foi inaugurado em 1972

      Eliminar
    2. Obrigado pelas informações. Já atualizei o post.

      Eliminar